12 super benefícios da semente de girassol para a sua saúde. Veja


Girassol é o nome de uma planta nome científico do girassol é Helianthus annus, cujo significado é “flor do sol”. É uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule sempre posicionando a flor na direção do sol.
semente de girassol

A flor de girassol significa felicidade. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva do sol. No entanto, o girassol também pode representar altivez.
sementes girassol
O girassol é uma planta cujo caule pode atingir os 3 metros de altura e tem diversas utilidades, principalmente as suas sementes que são usadas para a produção de óleo de cozinha, biodiesel ou para alimentação de pássaros. O girassol também pode ser usado no fabrico de lubrificantes e sabonetes. A fibra existente no caule do girassol pode ser usada para fabricar papel. (Fonte: significados). 

Benefícios das sementes de girassol

As sementes de girassol fornecem muitos benefícios para a saúde, como promover a saúde do coração e da pele , estimular o crescimento do cabelo, ajudar na perda de peso, diminuir o colesterol, prevenir certos tipos de câncer e equilibrar os níveis hormonais, entre outros.

Cuidados com a pele

Um dos melhores componentes das sementes de girassol é o alto teor de vitamina E. Com cerca de 80% de suas necessidades diárias satisfeitas por 1/4 xícara dessas sementes, você obterá um  grande impulso antioxidante ao adicioná-las à sua dieta. A vitamina E pode atuar como um antioxidante para a pele e é conhecida por rejuvenescer a pele, aumentando a circulação sanguínea e reduzindo o aparecimento de rugas. 

Melhore a saúde do cérebro

Foi provado em vários estudos que as sementes de girassol podem realmente ter um efeito calmante no seu cérebro e também ajudam a elevar o seu humor. Esta propriedade das sementes de girassol é devida ao alto conteúdo de triptofano presente nas sementes. Quando você tem alimentos contendo triptofano, efetivamente aumenta a produção de serotonina no cérebro, que é um neurotransmissor . A serotonina também reduz efetivamente a tensão, criando assim uma sensação de relaxamento. O teor de colina nestas sementes desempenha um papel vital nas funções de memória e visão.
As sementes de girassol possuem grandes quantidades de betaína, que protegem eficazmente contra doenças cardiovasculares , como a hipertensão arterial . Além disso, a presença de arginina nessas sementes também é responsável por um coração saudável. As lignanas mantêm o colesterol no sangue em níveis adequados, evitando ataques cardíacos e aterosclerose .  

Perda de peso

Embora essas sementes sejam notoriamente altas em calorias, elas também possuem uma boa quantidade de fibra alimentar. Isso pode ajudar a acelerar o processo digestivo e diminuir os níveis de colesterol. Além disso, as fibras ajudam a deixar o corpo cheio, evitando a ocorrência de excessos. 

Evitar danos celulares

As sementes de girassol são ricas em vitamina E, que é um componente vital das suas necessidades nutricionais do dia-a-dia. Estas sementes são grandes antioxidantes que impedem a disseminação extensiva de radicais livres no corpo humano, pois os radicais livres podem levar a uma variedade de danos e doenças celulares. Isso também ajuda no bom funcionamento do sistema circulatório. A vitamina E também ajuda o coágulo de sangue prontamente quando você experimenta feridas externas , ajudando assim a acelerar o processo de cura. Sementes de girassol também ajudam a diminuir o risco de doenças cardíacas e diabetes . O selênio presente nas sementes de girassol repara o dano celular e elimina a disseminação de células cancerígenas.

Cuidado capilar

Se você consome regularmente essas sementes, pode dar ao seu cabelo uma ótima textura e tom. A vitamina E não é boa apenas para a pele, mas  também para o cabelo. Além dos minerais e antioxidantes, as sementes contêm ferro, que pode estimular a circulação e direcionar o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, estimulando o crescimento do cabelo. 

Controle os níveis de colesterol

Os fitoesteróis são encontrados nas maiores concentrações em sementes de girassol e pistácios . Eles são provados para ser um ótimo composto de controle de colesterol . Um punhado dessas sementes todos os dias pode ajudar a proteger seu coração, diminuindo os níveis de colesterol LDL e deposição de placas nas artérias e vasos sanguíneos. 

Níveis de Hormônio do Equilíbrio

A pesquisa ligou as sementes de girassol ao melhor funcionamento da glândula tireóide. Esta glândula controla muitas das atividades hormonais no corpo. 

Melhore a Digestão

Sementes de girassol têm uma grande  quantidade de fibra dietética que ajuda a aumentar as fezes e promover o movimento peristáltico. Se o seu corpo é deficiente em fibras, você pode experimentar uma série de outros problemas de saúde como prisão de ventre , hemorróidas , hemorróidas e câncer de cólon . Problemas digestivos graves podem até aumentar a toxicidade dentro do intestino. A quantidade recomendada de fibra é de cerca de 30 gramas por dia para um adulto. No entanto, foi observado em pesquisas que a maioria das pessoas não consegue consumir nem 15 gramas por dia. Ao incluir sementes de girassol em sua dieta, você pode facilmente obter um suprimento rico de fibra dietética e reduzir a possibilidade de digestão problemas relacionados Também pode melhorar o equilíbrio bacteriano em seu intestino e tornar a absorção de nutrientes mais eficiente.

Aumentar os níveis de energia

A maioria dos atletas gosta de comer sementes de girassol, pois essas sementes oferecem grandes quantidades de proteínas e carboidratos . Eles ajudam a descarga de glicogênio do fígado na corrente sanguínea, que (glicogênio) é uma forma de açúcar ; proporcionando assim um impulso extra de energia rápida.

Prevenir o câncer

Estudos têm ligado o selênio para prevenir a disseminação e a ocorrência de câncer. Esse mineral-traço funciona como um poderoso antioxidante no corpo. Pode retardar o estresse oxidativo e neutralizar os radicais livres antes que eles possam causar muito dano. 

Melhore o humor

O magnésio tem sido associado a uma  melhora no humor e temperamento. Este é um dos minerais presentes em uma concentração moderada dentro das sementes. Se você sofre regularmente de ansiedade ou depressão , este pode ser o lanche para você. 

Ajuda no sono

Em termos de melhorar o sono , o magnésio pode ajudar o corpo a converter o triptofano em serotonina.  É um hormônio do bem-estar que pode ajudar a relaxar o corpo e prepará-lo para o sono. 

Promover o crescimento e desenvolvimento

Embora a quantidade de proteína nessas sementes seja mínima, ela ainda pode ajudar no crescimento e desenvolvimento do corpo. Proteínas contêm aminoácidos, que são os blocos de construção do corpo. 

Trate a Hipertensão

O magnésio desempenha um papel fundamental nos canais de cálcio do corpo, o que pode ter um grande impacto no equilíbrio eletrolítico e na pressão sangüínea. Cerca de 30% de sua necessidade diária de magnésio é cumprida por um 1/4 th copo dessas sementes. Portanto, pode ser um excelente remédio para tratar os sintomas da hipertensão .

Fortalecer Ossos e Músculos

O ferro nas sementes de girassol distribui oxigênio para os músculos, enquanto o zinco fortalece o sistema imunológico e ajuda a evitar tosses e resfriados. O magnésio também é essencial para ossos fortes e produção de energia. Quase 2/3 do magnésio no corpo humano é armazenado nos ossos. O magnésio ajuda os ossos em sua estrutura física e força, enquanto o magnésio restante é encontrado na superfície dos ossos, que é usado pelo corpo conforme necessário. O alto teor de magnésio nas sementes de girassol diminui a pressão arterial; reduzindo assim a possibilidade de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Aliviar os sintomas da artrite

Algumas pessoas dependem de sementes de girassol, devido à sua vitamina E conteúdo.  Esta vitamina antioxidante tem sido diretamente relacionada aos sintomas reduzidos de artrite e outras condições inflamatórias em todo o corpo. 

Útil durante a gravidez

Sementes de girassol são abundantes em teor de ácido fólico, também conhecido como ácido fólico , que é um tipo de vitamina B . O folato é muito bom para a gravidez, pois ajuda na produção de novas células no corpo, promovendo assim a replicação do DNA e RNA, o que é muito significativo para o crescimento e desenvolvimento do feto. Ele funciona em associação com a vitamina B-12 para formar hemoglobina nos glóbulos vermelhos. Por ter folato suficiente em seu corpo, você também diminui suas chances de doenças cardíacas.

Efeitos colaterais das sementes de girassol

Os efeitos colaterais potenciais de comer muitos incluem ganho de peso, erupções cutâneas, problemas renais e uma pressão arterial elevada. Felizmente, a maioria desses efeitos colaterais pode ser evitada consumindo-se uma quantidade moderada dessas sementes.

Riscos

Problemas renais:  Devido ao alto nível de fósforo em sementes de girassol, deve-se evitar a ingestão excessiva destes. Muito deste mineral no seu sistema pode ser bastante grave e pode levar a problemas nos rins. Apenas uma quantidade moderada de sementes, não mais do que 1/2 xícara, é necessária para a maioria dos benefícios potenciais para a saúde.
Erupções cutâneas:  Estas sementes também são ricas em um mineral um tanto raro, o selênio. Se você consome muitas sementes, pode desenvolver uma inflamação da pele, uma fadiga crônica ou sofrer alterações de humor.

Ganho de peso:  Aproximadamente 200 calorias estão presentes em cada 1/4 xícara de sementes de girassol. Então, se você está comendo regularmente essas sementes, você está aumentando significativamente sua ingestão de calorias. Embora essas sementes sejam deliciosas, elas devem ser consumidas com moderação para evitar um ganho excessivo de peso.

Pressão Arterial:  Um número excessivo dessas sementes, apesar de seus benefícios para a saúde, pode levar a altos níveis de sódio.  Pode ser perigoso para a sua pressão arterial e para a saúde geral do coração.
12 super benefícios da semente de girassol para a sua saúde. Veja 12 super benefícios da semente de girassol para a sua saúde. Veja Reviewed by Redação on setembro 10, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.