Pata de Vaca combate diabetes e calculo renal

Pata de Vaca combate diabetes
Pata de Vaca combate diabetes - Foto: Reprodução
A versatilidade da "Pata de Vaca" é grande. A planta tem diversas propriedades, entre elas a analgésica e vermifuga.

A Pata de Vaca, é uma planta medicinal conhecida também como mão de vaca,mororó, pata ou unha de boi. É muito utilizada no tratamento das diabetes, principalmente na região Nordeste.

Propriedades:

Analgésica, depurativa, diurética, hiperglicêmica, laxante, purgativa e vermífuga.

Indicações:

É indicada em casos de cálculos na bexiga ou nos rins, diabetes, hipertensão arterial, hemofilia, anemia, tratamento para obesidade, doenças do coração e doenças urinárias.

Contra-indicação:

Gravidez, mulheres em fase de amamentação e indivíduos hiperglicêmicos.

Efeitos colaterais:

Pode aumentar o efeito de medicamentos anti-diabéticos.

Modo de uso:

Para fins medicinais são utilizadas somente as folhas da planta.

Uso interno:

Adicionar o pó da planta, ou as folhas em meia xícara de água fervente. Beber o chá 3 vezes ao dia.

Origem e descrição

Árvore nativa do Brasil, Bauhiniacheilantha, é uma espécie encontrada no nordeste, cujo nome popular é pata de vaca, conhecida também como Mororó.  Recebe esse nome, pois suas folhas lembram a forma da pata de um bovino, daí ser conhecida como pata de vaca.

No Brasil, há mais duas espécies de pata de vaca, também utilizadas para fins fitoterápicos. São elas a Bauhiniaungulata, oriunda também do nordeste brasileiro, e a Bauhiniaforficata, específica da mata atlântica.

É uma árvore ou arbusto que pode atingir 3 a 5 metros de altura e 8 a 10 cm de diâmetro. A copa densa de ramos não muito longos, de madeira castanha clara, possui vistosas flores brancas. É uma planta ornamental. É resistente às condições de completa insolação, apresentando folhas arredondadas no ápice, sendo muito consumidas, as folhas e os ramos, por bovinos, caprinos e ovinos.

Constituintes químicos e bioatividades

Algumas espécies do gênero Bauhinia são utilizadas na medicina popular da África, Ásia e América para o tratamento de várias doenças. A infusão das folhas de Bauhinaforficata é utilizada na medicina popular brasileira como agente diurético, hipoglicemiante, tônico, depurativo, no combate à elefantíase e na redução da glicosúria (excesso de glicose na urina). Apesar da atividade hipoglicemiante desta espécie ter sido destacada há muito tempo, poucos estudos foram realizados, em relação às suas atividades e à sua fitoquímica.
Pata de Vaca combate diabetes e calculo renal Pata de Vaca combate diabetes e calculo renal Reviewed by Redação on agosto 17, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.