O que é mesotelioma?

O mesotelioma (mesothelioma) começa nas células do mesotélio. Um tumor cancerígeno (maligno) é um grupo de células cancerígenas que podem crescer e destruir o tecido próximo. Ele também pode se espalhar (metastatizar) para outras partes do corpo.
O mesotélio é uma membrana que cobre e protege a maioria dos seus órgãos internos. É composto de 2 camadas. A camada interna envolve diferentes órgãos, incluindo os pulmões, coração e estômago. A camada externa forma um saco ao redor da camada interna. Há uma pequena quantidade de fluido entre as duas camadas para que os órgãos possam se mover facilmente.

O mesotélio tem nomes diferentes, dependendo de onde ele está no corpo. O mesotélio que protege e amortece os pulmões é chamado de pleura. A camada interna que cobre os pulmões é chamada de pleura visceral. A camada externa que reveste a parede interna do tórax é chamada de pleura parietal.
mesotelioma


O mesotélio que cobre os órgãos abdominais e reveste as paredes do abdome e da pelve é chamado de peritônio. A camada interna é chamada de peritônio visceral. Cobre e suporta a maioria dos órgãos abdominais internos. A camada externa é chamada de peritônio parietal. Ela reveste as paredes do abdômen e da pelve.

O mesotélio é composto de células mesoteliais. Essas células às vezes mudam e não crescem mais ou se comportam normalmente. Essas alterações podem levar a tumores não cancerosos (benignos), como tumor fibroso da pleura e mesotelioma multicístico. Mas, em alguns casos, alterações nas células mesoteliais podem causar mesotelioma maligno.

O mesotelioma é um tipo muito raro de câncer. Geralmente começa na pleura, que é chamada de mesotelioma pleural. Este tipo de câncer compõe 70% a 80% de todos os mesoteliomas. Câncer também pode começar no peritônio, que é chamado de mesotelioma peritoneal. Este tipo de câncer representa cerca de 25% de todos os mesoteliomas.

Tipos mais raros de mesotelioma também podem se desenvolver. Isso inclui mesotelioma pericárdico, que começa na membrana que envolve o coração. Outro tipo raro é o mesotelioma da túnica vaginal testicular, que começa no revestimento externo do testículo.

Fonte:http://www.cancer.ca/en/cancer-information/cancer-type/mesothelioma/mesothelioma/?region=on

O que é mesotelioma? O que é mesotelioma? Reviewed by Sandra Saraiva on outubro 01, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.