Fedegoso: a planta que alivia as temidas cólicas menstruais

Fedegoso a planta que alivia as temidas cólicas menstruais

Fedegoso - pelo o nome dá para se ter uma ideia que essa planta  tem um cheiro desagradável, mas é apreciada por suas propriedades medicinais. No Nordeste as sementes torradas são usadas como substituto do café. É originaria da América Central e do Sul, com muitas variedades no Brasil. 


Da família das leguminosas, essa planta anual cresce até um metro de altura. Suas folhas são compostas e suas flores são amarelas e muito vistosas. O fruto é uma vagem comprida que contém duas fileiras de sementes de cor escura. As partes com propriedades medicinais são as raízes as folhas e as sementes.

As raizes do fedegoso, são na medicina popular, utilizada como antiespasmódicas, especificamente usadas no trato da dismenorréia. A infusão das sementes, além de serem utilizadas como substituto do café, são também utilizadas contra os transtornos da próstata.

O fedegoso alivia as dores menstruais
As folhas tem a propriedade resolutiva, isto é, faz desaparecer as inflamações e  os inchaços, quando utilizadas em forma de cataplasma nos casos de edemas, contusões, entorses e furúnculos.

Mais Benefícios
Quando consumido, o fedegoso é quase sempre preparado como chá. Para fazer o chá você precisará de 3 colheres da erva picada para cada litro de água. Cozinhe a erva por um período de 10 minutos, quando atingir a fervura retire do fogo e deixe repousar por 10 minutos. Coe antes de consumir. Tome de 3 a 5 xícaras ao dia.

Os benefícios do chá são inúmeros e podem ser aproveitados quando o consumo é feito via oral (bebendo) ou externamente, em compressas quentes por exemplo. Confira abaixo uma lista deles:

Bronquite
Cicatrização
Coqueluche
Complicações menstruais
Contusão
Distensão muscular
Dor de cabeça
Dores gastrointestinais
Doenças hepáticas
Doenças venéreas
Eczemas
Epilepsia
Erisipela
Erupções cutâneas
Febre / febre biliosa
Ferida
Fígado
Fungo
Gases
Hepatite
Hemorroidas
Impaludismo
Impigens
Inflamação
Inflamações
Uterinas
Malária sementes
Nevralgias
Paludismo
Porrigem
Picada de escorpião
Queimaduras
Reumatismo
Sarampo
Sarna
Torção muscular
Tuberculose
Vermes
É importante ressaltar que o tratamento à base de fedegoso é sim eficaz, contudo nada exclui a importância de um diagnóstico de um profissional competente, por isso nunca dispense o tratamento convencional.

Fonte: Enc. Pl. Medicinais; foto:http://www.jaymer.com/garden/cassia/occidentalis/hdw251098hb.jpg
Fedegoso: a planta que alivia as temidas cólicas menstruais Fedegoso: a planta que alivia as temidas cólicas menstruais Reviewed by Sandra Saraiva on agosto 25, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.