Alecrim é estimulante do couro cabeludo e cicatrizante

Alecrim é estimulante do couro cabeludo e cicatrizante

Uma planta com um cheiro agradável, muito comum em campos e nos cerrados. Usada para diversas finalidades na fitoterapia. No Nordeste é muito usada para fazer banhos para alivia os sintomas da gripe e até como expectorante, mas há outras maneiras de se usar o alecrim.

Nome popular: Alecrim verdadeiro, alecrim do sul
Nome científico:Rosmarinus officinalisL.
Família: Lamiaceae
Partes usadas:Folhas e flores

Descrição: Planta pequena, subarbusto lenhoso, de até 1 m de altura, é pouco ramificada, apresenta folhas finas e aromáticas e flores azuladas e cheirosas. É de origem européia.
Alecrim é estimulante do couro cabeludo e cicatrizante

Cultivo: Plantada a partir dos ramos (estaca) em canteiros ou vasos.

Indicações: Pode ser usada como cicatrizante, antimicrobiana e estimulante do couro cabeludo, em aplicações locais. 

Age como diurética, aumenta o volume da secreção biliar e estimula a eliminação de gases do aparelho digestivo, aliviando a sensação de empachamento.

Preparo e usos: Use na forma de chá ou de tintura, a partir das folhas. 

Atintura é preparada em álcool com 30% de água. Considere a proporção de 100g de folhas secas para 1/2 litro de álcool diluído em três partes de água. Misture a tintura à água açucarada, na proporção de uma porção de mistura para uma mesma porção de água açucarada. 

Deve ser bebida em doses de 5 a 10 ml, duas vezes ao dia. No tratamento de hemorróidas inflamadas, deve-se beber as mesmas doses anteriores, durante 10 dias seguidos. 

Para uso externo, empregue a tintura diluída em álcool a 70 graus, em forma de compressa. No tratamento de entorses e contusões, pode esfregar o preparo nas áreas afetadas.

Alecrim é estimulante do couro cabeludo e cicatrizante Alecrim é estimulante do couro cabeludo e cicatrizante Reviewed by Sandra Saraiva on agosto 27, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.